quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

_________Instituto Bíblico Tempo de Ceifar



Contador Grátis



BIBLICAL INSTITUTE TEMPO DE CEIFAR
Estudos Bíblicos Tempo de Ceifar


Ministério Tempo de Ceifar

BIBLICAL INSTITUTE
TEMPO DE CEIFAR
Estudos Bíblicos TEMPO DE CEIFAR


REDE INTERNACIONAL DE ESTUDOS BÍBLICOS

Formando lideres para o Reino de Deus

CEP78.060-430

Cuiabá - Mato Grosso - Brasil


[Ano 2010/2011]
[MINISTERIO TEMPO DE CEIFAR]

[CORDENADOR: PASTOR- DAVID LUIZ]
CURRÍCULO
MÓDULO UM: VISUALIZAÇÃO
Comunicando A Visão Da Colheita Espiritual
CURSO I-1 - ESTRATÉGIAS DA COLHEITA ESPIRITUAL:
O chamado inicial de Jesus Cristo aos homens foi para serem espiritualmente reprodutíveis: "Sigam-me, e eu vos farei pescadores de homens". Seu último mandamento, o da Grande Comissão, também desafiou Seus seguidores à reprodução espiritual. Usando a analogia da colheita natural, este curso focaliza nas promessas de uma colheita espiritual, coisas que impedem a colheita, as chaves para uma colheita efetiva. Ele comunica à visão que o restante do treinamento do Instituto equipa os alunos a cumprirem.
Este será seu primeiro estudo. Leia todo o programa desse MANUAL antes de começar os estudos. Não cobramos mensalidades de forma alguma. Caso queira membrar com nossa Igreja, daremos todo apoio espiritual e material de apoio para que você trabalhe na obra qualificada para tal. Uma visita será feita por um de nossos diretores para ajudá-lo(a). É imprescindível a sua participação para crescimento do ministério com o corpo de Cristo, honrando com seus dízimos e ofertas. Obs.(APENAS PARA MEMBROS DO MINISTÉRIO).
Que Deus a abençoe e te conceda sabedoria e unção, pois sua vida nunca mais será a mesma depois desses estudos.
Está preparado(a)?

PARTE UM
APRESENTANDO A
REDE INTERNACIONAL TEMPO DE CEIFAR
O NOME
O nosso nome reflete claramente a nossa identidade:
REDE:
Uma rede é a união de muitos segmentos para formar um todo. Trabalhar entre as denominações, organizações e nações numa nova rede de evangelismo é a visão deste ministério.
Numa simples declaração, a rede consiste de pessoas conversando umas com as outras, compartilhando idéias, informações e recursos para alcançar um objetivo comum. Para a Rede Internacional Tempo de Ceifar, este objetivo é alcançar o mundo com o Evangelho do Reino.
Esta rede pode ser comparada com uma rede de pesca natural, formada por uma multidão de pequenas cadeias de diversos tamanhos, cada uma vinculada a todas as outras, quer direta ou indiretamente.
A definição do Novo Testamento para a Igreja é um exemplo de se trabalhar em rede. A Igreja é vista como um corpo unido, com muitas partes, crentes capacitados pelo Espírito Santo funcionando juntos em ministério e missão (1 Coríntios 12.4-31).
O poder controlador da rede é a autoridade da Palavra de Deus e o encabeçamento do Senhor Jesus Cristo.

INTERNACIONAL:
A palavra "internacional" significa "entre ou no meio das nações". Nossa visão é global em natureza, com uma ênfase especial nos povos ainda não alcançados com a mensagem do Evangelho.
TEMPO DE CEIFAR:
Este nome enfatiza a urgência da ordem divina para a colheita. A Bíblia adverte que "onde não há visão, o povo perece" (Pv 29.18, tradução do inglês). Jesus Cristo desafiou seus seguidores com uma das maiores visões de todos os tempos:
“... erguei os vossos olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa" (João 4.35).
O desafio de suprir obreiros para os campos de colheita do mundo aumenta quanto mais nos aproximamos do retorno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
4 No mundo natural, ceifar ou colher é o ato ou processo de reunir os grãos maduros, ganhar ou obter pelo esforço o produto de qualquer trabalho.
No mundo espiritual, a analogia dos princípios naturais da colheita é usada para a colheita de almas, de homens, mulheres e crianças através da apropriada apresentação do Evangelho.
Jesus disse:
“... A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos" (Mateus 9.37).
O único modo de esta grande colheita espiritual ser colhida é por meio de cada crente nascido de novo tornar-se um cristão reprodutivo... Um ceifeiro.
É com o cumprimento desta visão que a Rede Internacional Tempo de Ceifar está comprometida: levantar obreiros para a colheita espiritual mundial.
PROGRESSÃO
Para um completo e intenso treinamento para mover cada crente da visão à realização, use os cursos na ordem explicada neste Manual de Orientação e Administração. Cada módulo (e curso) é independente de todos os outros, permitindo assim usar um curso individualmente, conforme o seu desejo. Por exemplo, um pastor pode usar “Fundamentos Da Fé” numa classe para os novos convertidos sem pedir os outros cursos oferecidos pelo Instituto.

Caso seja de seu interesse abrir um centro de treinamento em sua residência, solicite seu pedido de todo currículo:

CORPO DOCENTE E ADMINISTRATIVO
Ainda que o currículo esteja projetado para permitir ao pastor local ou outro líder cristão ministrar as aulas de treinamento, o Instituto Bíblico Tempo de Ceifar proporciona professores quando solicitado e segundo a disponibilidade dos membros deste ministério.
Professores, escritores, editores e outros envolvidos com Tempo de Ceifar não recebem pagamentos. Como um ministério que trabalha em rede, muitos estão envolvidos em seus próprios ministérios e contribuem com este ministério com seu tempo e habilidades. Por isso, quando solicitar um professor ou alguém do pessoal administrativo, será grandemente apreciado se você puder ajudar com as despesas de viagem. O Instituto também poderá enviar-lhe um membro administrativo que ajude a estabelecer o Instituto local em sua residência ou outro local. Para maiores informações sobre o convite de professores ou ajuda de membros administrativos para estabelecer Institutos locais, contate o escritório nacional por e-mail ou carta.
davidluiz46@bol.com.br

O primeiro estudo que você ira fazer, aconselhamos que siga o currículo mostrado abaixo.


CURRÍCULO
MÓDULO UM: VISUALIZAÇÃO
Comunicando A Visão Da Colheita Espiritual
CURSO I-1 - ESTRATÉGIAS DA COLHEITA ESPIRITUAL:
O chamado inicial de Jesus Cristo aos homens foi para serem espiritualmente reprodutíveis: "Sigam-me, e eu vos farei pescadores de homens". Seu último mandamento, o da Grande Comissão, também desafiou Seus seguidores à reprodução espiritual. Usando a analogia da colheita natural, este curso focaliza nas promessas de uma colheita espiritual, coisas que impedem a colheita, as chaves para uma colheita efetiva. Ele comunica à visão que o restante do treinamento do Instituto equipa os alunos a cumprirem.
MÓDULO DOIS: DELEGAÇÃO
Treinando Obreiros Para Cumprir A Visão
CURSO II-1 - FUNDAMENTOS DA FÉ:
Este curso aborda a importância de apropriados fundamentos espirituais para a vida e ministério através de focalizar nos alicerces da fé cristã identificados em Hebreus 6.1: arrependimento, fé, batismos, imposição de mãos, ressurreição e juízo eterno.
CURSO II-2 - VIVENDO NO REINO:
O "Evangelho do Reino" será pregado em todo o mundo antes do retorno de Jesus Cristo (Mateus 24.14). A compreensão dos princípios do Reino é necessário se alguém deseja espalhar o evangelho do Reino de Deus. Este curso aborda o padrão e os princípios da vida do Reino de Deus aplicáveis à vida e ministério.
CURSO II-3 - ESTRATÉGIAS ESPIRITUAIS - UM MANUAL SOBRE BATALHA ESPIRITUAL:
Este curso conduz os participantes além do mundo natural ao território espiritual. As táticas do inimigo são analisadas e as estratégias da batalha espiritual que asseguram a vitória sobre os principados e poderes do mundo espiritual são claramente explicadas.
CURSO II-4 - MINISTÉRIO DO ESPÍRITO SANTO:
Este estudo trata do ministério do Espírito Santo, o fruto espiritual e os dons espirituais. Os alunos são guiados na descoberta de seus próprios dons espirituais e sua posição ministerial no corpo de Cristo.
CURSO II-5 - CONHECENDO A VOZ DE DEUS:
Este curso explica como Deus fala aos homens hoje e como encontrar Seu plano geral e específico para nossas vidas. Um modelo cristão para tomar decisões é apresentado, juntamente com diretrizes para superar decisões erradas, passos para tomar se você tem perdido a vontade de Deus e métodos para tratar com as práticas questionáveis.
CURSO II-6 - MÉTODOS CRIATIVOS DE ESTUDO DA BÍBLIA:
Este curso equipa os alunos para o estudo pessoal da Palavra de Deus após a conclusão do treinamento do Instituto. Os alunos aprendem como estudar a Bíblia por livro, capítulo, parágrafo, versículo e palavras.
Outros métodos de estudo bíblicos incluem o biográfico, devocional, teológico, tipológico e tópico. Diretrizes especiais para estudar poesia e profecia bíblica são apresentadas e os alunos aprendem métodos de desenhar e criar esboços.
CURSO II-7 - VISÃO GERAL DA BÍBLIA:
Este curso providencia uma visão geral da Bíblia inteira. Esboços de estudo de cada livro da Bíblia são providenciados para o desenvolvimento posterior do aluno. Volume Um: Introdução e Antigo Testamento. Volume Dois: Novo Testamento.

MÓDULO TRÊS: MULTIPLICAÇÃO
Multiplicação Da Força De Trabalho Espiritual Que Foi Treinada
CURSO III-1 - DESENVOLVENDO UMA VISÃO BÍBLICA DO MUNDO:
Este curso examina a visão bíblica do mundo através da revelação de Deus. O plano de Deus para as nações do mundo desde o começo dos tempos é apresentado em detalhe.
CURSO III-2 - TÁTICAS DE ENSINO:
Este curso examina os métodos de Jesus usados para ensinar e pregar o Evangelho. Os alunos são ensinados a preparar e apresentar lições bíblicas, e como ensinar e pregar o evangelho.
CURSO III-3 - METODOLOGIAS DE MULTIPLICAÇÃO:
O plano de Deus para multiplicação espiritual é apresentado neste curso. Este estudo revela como um simples cristão pode ser responsável pela multiplicação de centenas de crentes treinados e motivados. Princípios do crescimento da igreja também são enfatizados.


CURSO III-4 - PRINCÍPIOS DE PODER:
A igreja primitiva nasceu em meio a uma demonstração do poder de Deus. O Princípio de poder ensinado neste curso equipa os estudantes para a colheita espiritual, conduzindo-os de espectadores para demonstradores do poder de Deus.

MÓDULO QUATRO: ORGANIZAÇÃO
Organizando Os Recursos Que Resultaram Da Multiplicação
CURSO IV-1 - PRINCÍPIOS BÍBLICOS DE ADMINISTRAÇÃO:
Uma visão geral dos princípios bíblicos de administração com ênfase em liderança de serviço, líderes bíblicos, e estratégias bíblicas para o sucesso.
CURSO IV-2 - PRINCÍPIOS DE ANÁLISE AMBIENTAL:
Os alunos aprendem a análise ambiental numa base individual, eclesiástica e organizacional. Eles aprendem como analisar o ambiente espiritual de uma comunidade, cidade, estado ou nação antes de penetrar com a mensagem do evangelho.
CURSO IV-3 - ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS:
Tudo em Jesus estava centralizado no grande propósito de Deus. Este curso analisa os objetivos de Cristo para o ministério e ensina aos estudantes como instituir a administração por objetivos em sua própria vida e ministério.

MÓDULO CINCO: MOBILIZAÇÃO
Mobilizando A Força Tarefa Espiritual Através Da Aplicação Prática
CURSO IV-4 - METODOLOGIAS DE MOBILIZAÇÃO:
Este curso apresenta métodos para a mobilização de forças para Deus e explica a aplicação prática da visão de Tempo de Ceifar para específicas áreas de ministério. Indicações de cursos em várias áreas de ministério também estão disponíveis através deste módulo.

MÓDULO SEIS: EVANGELIZAÇÃO
A Visão Se Torna Realidade Através
Do Processo De “Evangelismo Como Fermento"
CURSO IV-5 - EVANGELISMO COMO FERMENTO:
O evangelho do Reino se espalha por todo o mundo como fermento na massa: o fermento é pequeno e oculto, mas seu impacto é ilimitado. Efetivas estratégias de evangelismo são ensinadas, incluindo detalhadas instruções sobre ministério de libertação, plantação de igrejas e técnicas de rede de trabalho entre ministérios.

CURSOS ADICIONAIS
A MULHER, UMA PERSPECTIVA BÍBLICA:
Um curso apresentando uma perspectiva bíblica para a mulher, desde o início da história através do seu ministério na Bíblia e até os dias modernos Ele inclui um estudo de mulheres da Bíblia, diretrizes para começar um ministério com mulheres e assistência para ajudar as mulheres a encontrarem seu lugar no ministério.
BATALHA PELO CORPO:
Este curso se preocupa com ministrar e receber a cura e a libertação. Ele cobre a origem, razões, tipos e conseqüências da enfermidade. Ele resume a base bíblica sobre a cura, o dom de curas e seus propósitos. Ele trata com questões difíceis sobre a cura e libertação, e apresenta diretrizes para ministrar cura e libertação tanto quanto as bases bíblicas para caminharmos na saúde divina.


VOCÊS ME VISITARAM... UM MANUAL PARA MINISTÉRIO NAS PRISÕES:
Um manual completo para o ministério nas prisões. O curso inclui diretrizes para escrever e visitar aos presos, dirigir reuniões coletivas dentro de uma instituição penal, ajuda às famílias dos presos, e como ministrar aos que estão no corredor da morte (aplicável somente aos países com pena de morte, é claro).
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO:
Um manual acerca da oração de intercessão que inclui diretrizes sobre como orar, por que orar, quando orar, recursos para a oração, intercessão internacional, e fatores que impedem a oração.
PARTE DOIS
MANUAL PARA ESTUDO INDEPENDENTE
DIRETRIZES PARA O ESTUDO INDIVIDUAL
FORMATO DOS CURSOS
Cada curso está no formato de uma apostila de tamanho 8,5”x11”. Com a permissão do Instituto, cada apostila pode ser reproduzida e ensinada aos outros. Caso haja interesse da reprodução dos manuais solicite-nos as instruções sobre isto mandando-nos um e-mail pedindo informações sobre a seção administrativa deste manual.
Cada curso contém:
Página Introdutória: Esta identifica o curso como uma parte do Instituto.
Conteúdo: Apresenta as diversas partes do manual.
Como Usar Este Manual: um breve guia sobre como usar o curso.
Introdução do Curso: Esta identifica o módulo do qual o curso faz parte, dá o nome do curso e apresenta uma introdução ao assunto em questão.
Objetivos do Curso: Os assuntos principais são declarados em termos do que os alunos deverão ser capazes de fazer após concluir o curso.
Organização dos Capítulos: Cada capítulo contém uma introdução e lista dos objetivos para cada capítulo. Um versículo-chave aborda os principais conceitos ensinados no capítulo. O conteúdo da lição é apresentado em um formato modificado de esboço. Isto significa que o material é dividido por títulos e subtítulos, títulos especiais que identificam o conteúdo do seguimento dos parágrafos. Este formato capacita o estudante a ensinar o que ele aprendeu para os outros apenas seguindo o esboço.
Testes: Na conclusão de cada capítulo há um “teste”. Este teste é apenas para o seu benefício pessoal, preparando-o para o Exame Final. Estes testes não precisam ser enviados para nós para correção e graduação.
Para Estudo Adicional: a seção final de cada capítulo com outras ajudas para ampliar a sua compreensão do assunto, aprofundando um pouco mais a sua compreensão do assunto.
MATERIAL DE ESTUDO
O Currículo do INSTITUTO BÍBLICO TEMPO DE CEIFAR foi elaborado de modo que outros livros de referência não sejam necessários. Você não necessita de uma Concordância Bíblica, Dicionário ou Manual Bíblico, Atlas ou Comentário, etc. Se você tem acesso a este material, nós encorajamos seu uso, mas eles não são necessários para completar os cursos. Você precisa, porém, de uma boa versão da Bíblia. Nós recomendamos a versão da SBB, Revista e Atualizada, 2ª Edição.




SETE PASSOS DE ESTUDO

Estabeleça um horário especial para estudar a cada dia. Sempre comece com uma oração a Deus, para que o Espírito Santo vivifique sua mente para aprender as verdades bíblicas. Siga estes "Sete Passos do Plano de Estudo":


Passo Um - Visão Geral do Curso: Leia os títulos do módulo e do curso na página introdutória do Manual. Use o currículo providenciado neste guia para ver como o curso se enquadra na seqüência do treinamento do Instituto. Leia os títulos dos capítulos em "Conteúdo". Ele providencia uma visão geral do que será estudado. Leia a "Introdução", que abre o assunto em questão. Leia os "Objetivos do Curso". Ali estão os objetivos principais para seu estudo deste curso. Após completar a visão geral do curso você estará pronto para começar o primeiro capítulo. Para este e todos os outros capítulos use os passos de Dois a Sete.


Passo Dois - Visão Geral do Capítulo: Leia os "Objetivos" do capítulo. Estes são os objetivos que devem ser alcançados por você ao estudar esta lição. Leia o "Versículo-chave" e memorize-o para o "Teste". Este versículo resume o conceito básico do capítulo. Leia a "Introdução" do capítulo. Esta parte introduz o conteúdo de cada lição. Continue no capítulo e leia os títulos (que estão centralizados) e os subtítulos (que estão alinhados na margem esquerda). Isto introduz o esboço básico do capítulo.


Passo Três - Estudo do Capítulo: Agora você já está pronto para estudar o capítulo em detalhe. Leia todo o capítulo. Não pule nenhuma parte. Enquanto você ler, sublinhe ou marque os pontos importantes e escreva notas ou questões nas margens. Quando for dito para você considerar e ler uma passagem bíblica, faça isto. As maiorias das referências bíblicas não foram transcritas para os manuais; portanto, não deixe de ler as referências apenas porque elas não estão impressas no Manual. Não deixe de ler todas as referências que aparecem no conteúdo!


Passo Quatro - Revisão do Capítulo: Reveja os objetivos no início do capítulo. Você atingiu cada um destes objetivos no estudo? Você pode citar o "versículo-chave" de memória? Você pode citar o "versículo-chave" de memória? Se não, estude o material outra vez. Reveja os títulos e subtítulos do capítulo e estude suas próprias notas e porções sublinhadas.


Passo Cinco - Teste: Faça o "Teste" do capítulo para confirmar seu aprendizado.


Passo Seis - Para Estudo Adicional: Faça as tarefas desta seção. Estas atividades desenvolverão hábitos de estudo independentes e expandirão seu conhecimento sobre o assunto.


Passo Sete - Revisão do Curso: Após completar todos os capítulos do curso, reveja os objetivos principais dados no início do Manual. Você alcançou estes objetivos? Se não, você talvez necessite rever certas partes do curso outra vez.




EXAME FINAL
Ao concluir o estudo de todo o manual, seguindo todos os sete passos acima, você deve solicitar ao nosso escritório o EXAME FINAL. Este exame é o que permitirá que você receba os créditos e, assim também, o diploma no final do curso. Cada curso tem um exame final.

Responda-o e envie-nos para a correção. Quando você receber a resposta, marque a data de conclusão no “Registro do Aluno” que se encontra na próxima página neste manual.


CONCLUSÃO DO TREINAMENTO
Depois de terminar todos os cursos do currículo, submeta seu “Registro do Aluno” ao escritório principal do Instituto Bíblico Tempo de Ceifar: CEP: 78.060-430 Rua Mirabela N°388 Bairro Pedregal Cuiabá Mato Grosso.


Por favor, no final de cada matéria preencha o registro de conclusão do curso no verso da folha. Quando você terminar cada curso, entre com a data de conclusão no espaço proporcionado.


GRAU DE INSTRUÇÃO PARA INICIAR
Conhecimentos elementares de leitura e escrita são necessários para os estudantes usarem o material do Instituto de forma individual. Mas não há exigências quanto a um grau de instrução formal.
ADAPTAÇÃO DOS CURSOS PARA PESSOAS ILETRADAS
Se o grupo está abaixo do nível educacional ou se os membros não podem ler ou escrever, diretrizes são proporcionadas para adaptar o material às pessoas analfabetas no curso intitulado “Táticas de Ensino”.

ABRINDO UM CENTRO DE TREINAMENTO
ESTABELECENDO INSTITUTOS LOCAIS
Instruções para estabelecer extensões do Instituto são providenciadas em "Como Estabelecer Um Instituto Local”, que veremos mais adiante.
MANTENDO O REGISTRO DOS ESTUDANTES
Se você está ensinando todos os cursos do Instituto e os alunos têm necessidade de receber os certificados de conclusão, faça cópias do registro do aluno que se encontra na Parte Dois deste manual. Mantenha um registro para cada aluno ou faça com que os estudantes guardem seus próprios registros do estudo. Depois que o grupo tiver completado todos os cursos listados no “Registro do Aluno”, ENVIAREMOS o certificado de conclusão para conferir aos estudantes.
ESTUDO EM GRUPO: PREPARAÇÃO ANTECIPADA
Se você nunca antes ensinou em uma situação de grupo, nós sugerimos que você primeiro faça o curso por título “Táticas de Ensino”. Este curso explora os métodos de ensino que Jesus usou para treinar Seus discípulos para alcançar o mundo com o evangelho. Depois, siga estes passos para estabelecer o Instituto:
1. Faça o pedido do primeiro curso que você deseja ensinar.
2. Preencha e remeta-nos o “Formulário de Solicitação de Reprodução". Se você não possui uma cópia deste formulário, por favor, solicite-nos uma. Depois tire cópias do curso que você ensinará.
3. Se você usará todos os cursos do Instituto, tire cópias do “Registro do Aluno”.
4. Reúna um grupo de irmãos interessados a unir-se a você em oração, organização e publicidade do Instituto.
5. Estabeleça estrutura administrativa. Identifique os líderes, professores e suas responsabilidades. Estabeleça as datas, horários e lugares para cada sessão de aula.
6. Divulgue o Instituto:
Se você está selecionando líderes chaves e o treinamento não está aberto para as pessoas em geral, você não precisará de muita publicidade do Instituto. Contate cada um dos líderes e dê-lhes a data, horários e lugar das primeiras sessões. Se você está abrindo seu grupo de estudo para o povo cristão da comunidade em geral, você necessitará anunciar o Instituto.
Se você vive na zona rural ou numa área remota, sua divulgação será boca a boca. Se você vive em uma cidade, você pode preparar cartazes e panfletos para distribuição. Coloque-os em lugares em que qualquer cristão possa pegá-los. Coloque-os nas igrejas, livrarias cristãs e peça aos pastores locais para anunciar o treinamento em seus púlpitos ou nos boletins da igreja.
Obtenha listas de endereços de organizações cristãs e igrejas, e envie-lhes anúncios através do correio, se isto funciona bem em sua região.
Envie informações sobre o Instituto para Jornais locais e rádio, e televisão, se for possível. Em toda publicidade, sempre inclua o nome de sua organização, datas, horários e propósitos de suas reuniões. Inclua seu próprio nome, endereço e telefone para contato.
ESTUDO EM GRUPO: CONDUZINDO AS AULAS
REUNIÃO INTRODUTÓRIA:
• Abra a primeira reunião com oração e apresente os líderes e participantes do grupo.
• Se você não matriculou os alunos antes do início do treinamento, obtenha os nomes e endereços de cada um na audiência. Isto permitirá que você contate-os para a próxima reunião.
• Explique os procedimentos do grupo: Líderes do grupo, professores, datas e horários e o local das reuniões.
• Conduza um tempo de louvor e adoração, convidando a presença do Espírito Santo para a sessão de treinamento.
• Apresente o INSTITUTO BÍBLICO TEMPO DE CEIFAR, seus propósitos e objetivos. Use o material providenciado na Parte Um deste Manual.
• Apresente uma visão geral do currículo completo - se você usará o programa inteiro do treinamento.
• Explique onde o primeiro curso se encaixa no programa.
• Distribua os manuais do primeiro curso.
• Reveja com os alunos os "Sete Passos do Estudo" para os alunos individuais, como é providenciado na Parte Dois deste Manual.
• Cada vez que você começar um novo curso apresente a "Visão Geral do Curso" para os alunos (Passo Um dos “Sete Passos do Estudo” dada neste Manual).
• Apresente uma visão geral da primeira lição.
• Dê tarefas para os estudantes ler e completar antes da próxima reunião.
• Termine a aula com um tempo de oração e ministração aos alunos.

AS DEMAIS REUNIÕES:
• Abra com oração. Dê as boas-vindas aos alunos. Tenha um período de Louvor e Oração.
• Lição: discuta cada seção do capítulo que os alunos estudaram. Peça para os estudantes fazerem perguntas ou comentários.
• Compartilhe qualquer estudo adicional que você tenha feito sobre o assunto.
• Use vários métodos de ensino:
o Faça perguntas;
o Forme grupos de discussão;
o Use diagramas e figuras para ilustrar a lição.
o Peça para os estudantes fazerem redações ou reportagens sobre certas partes da lição.
o Envolva os estudantes. Participação é o melhor método para aprender. Aplique a lição às vidas dos estudantes.
o Enfatize aplicações práticas, participação e demonstração.
o Providencie tempos especiais de dedicação, chamando os alunos para uma renovação do seu compromisso com Deus.
o Sempre ministre às necessidades especiais dos membros do grupo e permita ao Espírito mover-se em suas sessões de treinamento.
• Peça para os alunos responderem o “teste” em casa. Reveja-o em sala de aula juntamente com os alunos. Note como os estudantes se saíram. • Faça o exame final.
CONCLUINDO O PROGRAMA
Se um grupo está trabalhando para alcançar os certificados, faça anotação das datas de conclusão de cada curso no “Registro do Aluno”. Desafie os membros do grupo para usar o que eles têm aprendido no curso e que pelo menos treina outra pessoa durante o próximo ano usando os mesmos cursos. Isto estenderá a rede de treinamento continuamente.
Se um estudante se interessar em ensinar um grupo, proceda da seguinte maneira:
• Dê-lhe uma cópia deste Manual.
• Peça-lhe para estudar bem as sugestões para Grupo de Estudo providenciadas neste Manual.
• Peça-lhe para concluir os demais cursos ou, no mínimo, o curso intitulada “Táticas de Ensino”.
Rede Patrocinadora: Instituto Internacional Tempo de Colheita
14431 Tierra Dr.
Colorado Springs, CO 80921 USA
REDE INTERNACIONAL TEMPO DE COLHEITA
Políticas de Reprodução e Tradução
A Rede Internacional Tempo de Colheita retém os direitos de propriedade literária de todo o currículo preparado e distribuído pelo Instituto Tempo de Ceifar, porém privilegia a outros com concessões de reprodução e tradução para idiomas ainda não traduzidos sob os seguintes termos:
1. Nenhuma mudança pode ser efetuada ao conteúdo do texto senão o que for lingüisticamente necessário, se o texto estiver sendo traduzido para outro idioma.
2. As capas e contracapas e as páginas introdutórias devem ser mantidas. Estas páginas identificam os manuais e permitem o contato com nossa organização para manuais adicionais.
3. Se você decidir vender este manual, o mesmo não poderá ser repassado por mais de 15% sobre o custo de produção. Esta percentual é permitida para cobrir os custos administrativos para reproduzir o material. Nós temos estabelecido o limite de 15% sobre o custo real para que os manuais não sejam usados para obter lucro ou vendidos acima do nível financeiro da pessoa comum. Você também é livre para vender os cursos a seu custo exato ou ofertar-los, se as finanças permitem.
4. O formulário “Solicitação de Reprodução” e/ou “Pedido de Tradução” deve ser submetido a e aprovado pela Rede Internacional Tempo de Colheita.

Nós temos aceitado o desafio de Habacuque 2.2 e Salmos 68.11. O Senhor nos diz: “escreve claramente a visão em tábuas”. Porém, nós devemos entregá-la nas mãos de “corredores”, aqueles fora das linhas dianteiras da evangelização. É por isso que nós permitimos a reprodução e tradução de todos os materiais. Essa política elimina livros publicados comercialmente que possam ser vendidos por altos valores.
Você negocia seus próprios custos localmente. Você pode encontrar uma copiadora cristã que reproduza os cursos a preço de custo. Você pode também obter seu próprio equipamento de impressão. Você poderá obter cópias a um preço mais baixo desde que as despesas de envio são eliminadas. Também se eliminam os problemas de uso e encargos. Sua única despesa será com a cópia original dos cursos que você obtém de Tempo de Ceifar. O custo destes manuais cobre nossa produção, o custo real de envio, e os custos administrativos que não excedem a 15 por cento. (Nota: os manuais são proporcionados gratuitamente quando as condições econômicas permitem). Você pode usar uma cópia original para reproduzir os materiais tão freqüentemente quanto você desejar, desde que você permaneça dentro das cláusulas das políticas declaradas.
Faça seu pedido das Copia originais dos estudos.
Escreva para:
cel_pan@hotmail.com
Pastor David Luiz Presidente da IETC

Um comentário:

  1. como eu faço par se escrever pois to enterssado no curso meu email e pastor.edson@bol.com.br aguardo maiores informações.

    ResponderExcluir